Windows 10: Dicas úteis para o Menu Iniciar



O Windows 10 trouxe o Menu Iniciar de volta com novas funcionalidades e personalizações. Além de abrir em tela cheia ou em versão menor, o menu oferece agora blocos dinâmicos (live tiles) para fixar aplicativos, atalhos para configurações e sistema de cores que combina com o Explorer.
Quer deixar o Menu Iniciar do novo sistema operacional da Microsoft do seu jeito? Confira a lista completa para personalizar a ferramenta.
  Fixar blocos dinâmicos

 
 Embora siga o padrão do Windows 7, o Menu Iniciar do novo sistema da Microsoft ganhou os blocos dinâmicos do Windows 8. Com eles, os usuários podem acompanhar a atualização dos apps modernos sem nem mesmos abri-los, o que é ótimo para redes sociais e programas de notícias. Para fixar um app, basta tocar no ícone do mesmo no menu ou na área de trabalho e escolher a opção “Fixar na tela inicial”.

Aumentar o tamanho do menu


Se está faltando espaço no Menu Iniciar, é possível aumentar o espaço de duas formas. A primeira, é adicionando uma coluna de blocos dinâmicos adicional, permitindo que o usuário fixe até quatro live tiles médias em uma mesma linha. Além disso, é possível redimensionar o menu clicando em sua extremidade e arrastando. 

Fixar atalhos para tudo: arquivos, pastas, configurações

 

Nem só de programas vive o Menu Iniciar. Se o usuário utiliza bastante uma configuração específica do PC ou quer ter acesso mais rápido a uma pasta, é possível fixá-los também. Para as Configurações, basta acessar a função e tocar sobre o ícone de alfinete. Já as pastas podem ser fixadas com um clique com o botão direito e a opção “Fixar no Início”.


Combinar as cores do Menu Iniciar com as janelas do Explorer


A primeira atualização do Windows 10 trouxe uma ótima novidade: a capacidade de combinar as cores do Menu Iniciar com as da janelas do Windows Explorer e Central de Notificações. Para fazer isso, basta escolher as cores que mais te agradam.