Senhoras e senhores,
Decidi voltar a publicar no site e nada melhor que relatar a experiência na COMIC CON 2015 - São Paulo
Devido a minha agenda, este ano pude comparecer somente no dia 05/12 sábado.
A vida cansa de nos ensinar que não devemos criar expectivas enormes acerca daquilo que não conhecemos.Infelizmente, esta ComicCon reforçou esta teoria.
O local do evento foi escolhido a dedo. Bom espaço físico, com obras que demonstram a possibilidade de termos um evento gigante em 2016. Destaque negativo para o descolamento, por dentro do estacionamento e arredores do Expo São Paulo, necessário para chegar até o evento. Aproximadamente 800m de caminhada em uma canteiro de obras com pavers no chão, sem muita sinalização e apenas alambrados separando o público da obra em execução.
Apesar dos rumores e fofocas que cercaram os dias inicais do evento, não tiveram furtos no sábado, até o momento da queda de energia. Houveram sim, perdas e extravios de pertences por descuido do público. Fica o destaque positivo para a honestidade das pessoas que encontraram pertences e entregaram aos STAFF para anunciar no sistema de som do evento.
Em relação à queda de energia, esta sim causou alguns problemas. Principalmente para os autores e stands que estavam com acesso livre, facilitando a ação dos meliantes. Houveram muitos furtos de revistas, bonecos, objetos de cenografia e até cartazes.
Eu particularmente não consigo acreditar que o camarada paga R$ 200 de ingresso para um evento de nível nacional, cujo público alvo é um público educado, informado... e rouba um chaveiro de R$ 10,00.
Os Cosplays como sempre estavam muito bons, muito bem trabalhados e bem representados.Claro que sempre têm aqueles que colocam uma sacola na cabeça e um lençol enrolado no peito para inventar alguma caracterização e chamar a atenção no evento. Faz parte do show.
Filas e pessoas sentadas no chão são um fato que fazem parte do cenário. São inevitáveis.
A maior decepção que tive com a Comic foram os preços praticados em 95% da feira. Preço 20% , 30% mais alto que em lojas físicas de Shopping. Comparando com preços de internet, a diferença chegava a 40%.
A expectativa para o próximo evento é uma melhor adequação da relação público / espaço (pois este ano estava muito difícil andar sem cotovelar alguém) e preços mais atrativos.
O evento em si é ótimo e tem potencial para ser referência em eventos geeks de nosso continente. Falta apenas uma atenção maior por parte dos organizadores no conforto e satisfação do público.