Detalhes da Cultura Nerd


 I love nerds




Lost, Star Wars, Tolkien, Weezer, X-Box, Wii, Mario, Google, iPhone. Os nerds dominaram o mundo. É muito comum e cômodo dizer que, se você gosta de alguns desses símbolos nerds, pode se considerar um, entrando na moda e se beneficiando da atenção das pirinerds, a versão século XXI das maria-gasolina. Porque, para algumas mulheres, o modelo do seu carro já não importa mais: o legal é você ter mais de cinco mil seguidores no Twitter.
 
Para diferenciar um tr00 nerd de um fã de Weezer, é preciso ir fundo na subcultura, entretenimento e literatura desse grupo que, de óculos de aro grosso e fala calma, tem dominado o novo milênio.




42, A Vida, O Universo e Tudo Mais

O número 42 é uma referência à trilogia de cinco livros de Douglas Adams, que começa com “O Guia do Mochileiro das Galáxias“.
Muitas eras antes da nossa, uma raça inteligente constrói um computador para responder à questão fundamental sobre “A Vida, O Universo e Tudo Mais” . Após passar bilhões de anos “pensando”, o computador responde:
– 42.
O número 42 é a resposta, mas se passaram tantas gerações desde que a pergunta foi feita, que a raça já não se lembra mais qual era a pergunta exata, sabem apenas que é a resposta para “A Vida, O Universo e Tudo Mais”. Mas, qual é exatamente a pergunta?
Talvez a intenção de Douglas Adams fosse mostrar que o Universo a Existência são mesmo nonsense, e mesmo assim algumas coisas são esquisitas por culpa nossa.

Capacitor de Fluxo88 milhas por hora

Nerds adoram citações a filmes clássicos de ficção científica, cultura pop e fantasia. Quando vemos um filme, nos aprofundamos em suas minúcias, detalhes e lições, e aplicamos isso em nosso dia-a-dia.
“88 milhas por hora” é a velocidade que o capacitor de fluxo do DeLorean precisa atingir antes de ir “De Volta Para o Futuro”.

7 Leis da Robótica

Capa de I, RobotE você se achava o máximo por conhecer as 3 Leis da Robótica, hein?
As 3 Leis da Robótica iniciais foram criadas por Isaac Asimov antes dos 22 anos de idade, suas falhas e interpretações foram exploradas em uma série de contos e livros, cujo título mais conhecido é Eu, Robô.
Posteriormente, o próprio Asimov adicionou uma lei zero. Em seu universo, a lei foi criada/deduzida por um importante personagem robô: R. Giskard. Outros autores, escrevendo sob o mesmo tema, adicionaram três novas leis, duas delas como lei 4.
As leis são listadas em ordem de importância, sendo que a lei 0 prevalece sobre todas as outras.
0. Um robô não pode fazer mal à humanidade, ou, por inação, deixar que a humanidade sofra algum mal.
1. Um robô não pode causar mal à um ser humano, ou, por inação, deixar que um ser humano sofra algum mal. Desde que essa proteção não entre em conflito com a lei 0.
2. Um robô precisa obedecer a uma ordem de um ser humano, desde que essa ordem não entre em conflito com as leis 0 e 1.
3. Um robô precisa proteger sua própria existência, desde que essa proteção não entre em contato com as leis 0, 1 e 2.
4. Há duas possíveis 4as Leis:
  • Um robô precisa sempre se identificar como um robô em todos os casos.
  • Um robô deve sempre se reproduzir, desde que essa reprodução não entre em conflito com as leis 0, 1, 2 ou 3.
5. Um robô precisa saber que é um robô.

Here Be Dragons

Mapa com Here Be Dragons
Quando um programador detecta um trecho obscuro, potencialmente problemático e gerador de bugs num código de programação, insere um comentário no código com a frase here be dragons, sinalizando que não sabe o que acontece naquele ponto, e que ali podem acontecer comportamentos inesperados na execução do software.


Marvel vs DC

Marvel vs DC Comics
Já aconteceram alguns desses encontros na história das duas maiores editoras norte-americanas de quadrinhos. É em situações assim que vemos Hulk contra Superman, Flash contra Mercúrio, Surfista Prateado contra Lanterna Verde, Mulher Maravilha contra Tempestade, Batman contra Capitão América.


Malvados usam cavanhaque

Evil Sr. SpockEm um episódio da série clássica de Star Trek, há cópias maléficas de

todos os personagens, o clone malvado do Sr. Spock cultiva um

cavanhaque. Foi esse episódio que deu origem ao costume de sempre

colocar cavanhaques em demônios, diabos e demais criaturas maléficas.